segunda-feira, 26 de abril de 2010

Eliane Cantanhêde “apanha” dos blogs



Reproduzo artigo do jornalista Rodrigo Vianna, do excelente blog Escrevinhador:

O leitor menos habituado com o mundo jornalístico talvez nem saiba: todas as redações de jornal, TV ou rádio possuem um departamento de "rádio-escuta".

São profissionais que passam o dia escutando o que as emissoras de rádio e TV publicam sobre todos os assuntos; e fazem relatórios para os chefes: "A Jovem Pan deu entrevista com o delegado do 36º DP"; "o SBT conseguiu ouvir o traficante do morro do Borel"; "a Dilma deu entrevista para o Datena".

É um serviço importante para orientar os chefes de redação. Pra saber de onde virão os furos. E para correr atrás da bola antes que seja tarde demais.

O curioso é que na internet a rádio-escuta é feita pelos leitores. É um serviço gratuito e eficiente.

Por exemplo: o leitor Mirabeu Leal (um ágil rádio-escuta) informa que a jornalista Eliane Cantanhêde (aquela da "massa cheirosa" na convenção do PSDB) fez, na rádio CBN, uma grave denúncia contra blogueiros (que ela esqueceu de nominar): "Eu apanho deles. Então, a gente fica apanhando, apanhando...”.

É tanta surra (segundo a jornalista) que Mirabeau chega a perguntar se a "cheirosa" não vai procesar os blogueiros com base na Lei Maria da Penha.

O comentário da jornalista "cheirosa" - como diz o Mirabeu - foi feito durante um programa da CBN para discutir a campanha eleitoral na internet.

A CBN (do Sistema Globo de Rádio), como se sabe, é uma rádio imparcial e independente. Sem qualquer ligação com o Serra!

E a Eliane, também, como se sabe, não tem qualquer ligação com marqueteiros tucanos.

Quanto à jornalista, acho que ela se leva muito a sério. Na verdade, no episódio da "massa cheirosa" ela não "apanhou". Foi tratada como piada. Só isso.

Pelo relato que Mirabeu nos faz (confesso que não tive tempo de ouvir todo o programa), a CBN e seus cheirosos passaram um recibo danado: estão preocupados com o contraponto oferecido pela internet.

Como comentei outro dia: eles têm o exército convencional, nós fazemos guerrilha.

Não devemos subestimar o poder de fogo (ainda imenso) do PIG. Mas podemos registrar: eles estão incomodados. Isso estão. Com certeza.

E vão continuar apanhando, apanhando, apanhando...

.

5 comentários:

jinacio@gmail.com disse...

pelo visto ela quer desacreditar o PIG, dizendo que outros disseram que os outros fedem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_da_Imprensa_Golpista

Joseildo disse...

ahahahah
muito bom o texto!
Certamente, a Internet será um grande contraponto nessas eleições. A massa cheirosa do Serra deve star inconformada com o fato de a chamda "lei azeredo", de controle da internet, não ter sido aprovada.

Cristiana Castro disse...

Essa " tia" aí tá doida! Ela que fala a m..... e a gente é que fede. Ainda nem começou a apanhar direito na blogosfera e já tá chorando. Ninguém merece. Muito fresca, tem mais é que morrer no PIG, mesmo.

Mirabeau Bainy Leal disse...

Íntegra do texto que enviei ao Rodrigo Vianna:

SOBRE UM DIÁLOGO AMIGÁVEL NA RÁDIO CBN (1)

Nesta última segunda-feira (19), a diretora de jornalismo da Rádio CBN, cabeça-de-rede do Sistema Globo de Rádio, Mariza Tavares, e os que se dispensam comentários Alexandre Garcia e Eliane Cantanhêde armaram um diálogo cordial na referida Rádio Global, que eles chamaram de "debate sobre a batalha dos candidatos na internet", em mais uma tentativa de desconstruir a candidatura presidencial de Dilma Rousseff, principalmente atacando blogs e sítios pró-Dilma.

Depois da apresentação dos participantes, aparentemente isenta de Roberto Nonato, com perfis biográficos elogiosos e até citação da bibliografia cheirosa de uma das "debatedoras", que, aliás, duvido se daria inveja a qualquer jornalista iniciante, as celebridades globais e folhais, formadoras de opinião publicada, partiram para o ataque, desqualificando a rede virtual, caracterizando-a como instrumento de um jogo sujo e criadora de teorias conspiratórias, e frequentemente sugerindo que deveria haver o controle sobre a livre manifestação dos internautas, chegando a afirmar, em certo trecho do áudio, que o ataque de hackers ao sítio do PT teria sido causado pela própria militância petista para atacar o PSDB, utilizando-se do fato como um motivos que justificariam, contraditoriamente ao já velho discurso midiático da "liberdade de expressão", o cerceamento da liberdade individual de manifestação do pensamento dos "anônimos" participantes das redes virtuais, liberdade esta consagrada pela Constituição Federal.
Esse posicionamento dos midiáticos pareceu até muito estranho, para quem diz para os telespectadores trocarem de canal se estiverem insatisfeitos com o que estão vendo e ouvindo, como se todos os canais de TV aberta não mostrassem, 24 horas por dia, versões da mesma coisa com a mesma intenção: vender produtos e, portanto, lucrar às custas do telespectador.
...continua abaixo...

Mirabeau Bainy Leal disse...

...continuação...
SOBRE UM DIÁLOGO AMIGÁVEL NA RÁDIO CBN (2)

Mas o que chamou mais a atenção foi que, a certa altura do diálogo radiofônico, precisamente 32min18seg após o início da encenação, a diretora da Rádio CBN, Mariza Tavares, premeditadamente citou, literalmente segundo ela, um texto de Marina Silva postado no twitter, como exemplo para formular uma maliciosa pergunta-comentário, com a intenção de criticar a campanha eleitoral na internet, principalmente a do PT. A inserção do texto de Marina foi nitidamente premeditada, primeiro, porque sabidamente a candidata do PV tira votos da candidata do PT, não do candidato do PSDB, e, segundo, porque intencionalmente trouxe à tona uma questão específica para que convenientemente a Cheirosa, de caso pensado, desqualificasse e tentasse desacreditar jornalistas profissionais reconhecidamente de alto gabarito, que hoje não estão mais alinhados e, muito menos, subordinados à grande mídia empresarial mercantil e patrimonial familiar.

Transcrevo:

Mariza Tavares, diretora da CBN: "BOM, AINDA EM INTERNET, DEPOIS A GENTE FALA SOBRE OUTRAS COISAS, A PRÉ-CANDIDATA DO PV, MARINA SILVA, FEZ UM POST NO SEU TWITTER PARA SAUDAR OS CONCORRENTES, NÉ, E AÍ DISSE 'APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA CUMPRIMENTÁLOS' E AÍ COLOCOU TODOS OS TWITTERS, NÉ, @JOSESERRA, DILMABR, CIROFGOMES, ETC. AÍ CITANDO A TODOS NOMINALMENTE MARINA DISSE QUE VAI TRATAR OS CONCORRENTES COMO SE ALI FOSSE O ESPAÇO DE UM ENCONTRO PRESENCIAL, E DISSE (ASPAS NÉ): 'SE A INTERNET É UM ESPAÇO ABERTO E INFINITO ESPERO QUE NÓS ESTABELEÇAMOS LIMITES A PARTIR DA ÉTICA, DO RESPEITO DE UNS COM OS OUTROS E DA VONTADE DE DEBATER E INTERAGIR DE FORMA CONSTRUTIVA E CRIATIVA PARA ENGRANDECIMENTO DA DISPUTA'.
ELIANE, VOCÊ ACHA QUE A GENTE VAI CONSEGUIR ISSO MINIMAMENTE, QUE É UMA COISA QUE, ASSIM, NÓS COMO JORNALISTAS DEVERÍAMOS, INCLUSIVE, INCENTIVAR?"

Eliane "Tucana Cheirosa" Cantanhêde: "OLHA, EU ACHO QUE A GENTE COM CERTEZA DEVERIA INCENTIVAR , ALIÁS É O QUE A GENTE TENTA, NÉ MARIZA.
O PROBLEMA É QUE TEM MUITO JORNALISTA, VELHOS JORNALISTAS QUE SAÍRAM DO MERCADO, QUE TÃO ENCHENDO AS BURRAS PRA FAZER ESSE JOGO SUJO, EMPRESTANDO SEU NOME, ENTENDEU, PRA FAZER ESSE TIPO DE AGRESSÃO.
A AGRESSÃO COMEÇA POR ELES INCLUSIVE."

Mariza Tavares, diretora da CBN: "QUE VIVEM DESSE JOGO SUJO, COMO VOCÊ MESMO FALOU, NÉ."

Eliane "Tucana Cheirosa" Cantanhêde: "ELES VÃO LÁ E ASSINAM, UM QUE FOI DA TV NÃO SEI O QUÊ, OUTRO QUE FOI DA REDE DE NÃO SEI O QUÊ, E ELES SE APROVEITAM DO SEU PASSADO, DO SEU NOME DO PASSADO, PRA FICAR CHINGANDO A GENTE.
E TEM O GRUPO DOS BLOGS ANTITUCANOS, EU APANHO DELES, TEM O BLOG ANTIPT (PSOL?, PCB?, PSTU?), EU APANHO DELES. ENTÃO, A GENTE FICA APANHANDO, APANHANDO...SABE O QUE QUE EU FAÇO? EU ESQUEÇO ISSO E FICO SATISFEITA DA MARINA SILVA, QUE ALIÁS TEM FEITO UMA CAMPANHA MUITO BACANA, NÉ, MUITO EQUILIBRADA, DEFENDENDO IDÉIAS E TUDO..."

Para quem tem ouvido resistente, a íntegra do diálogo-debate encenado está em:
http://cbn.globoradio.globo.com/playlist/asx.php?audio=2010%2Fcolunas%2Fnoticiaemfoco_100419

Sinceramente não sei se o Luiz Carlos Azenha, o Mino Carta, o Luis Nassif, o Paulo Henrique Amorim, o Marco Aurélio Mello, o Rodrigo Vianna e outros jornalistas de alto nível, por estarem ocupados em fazer um jornalismo investigativo e de denúncia contra a desfaçatez da grande mídia, ficaram sabendo que podem ser processados, com base na Lei Maria-da-Penha, por essa coitada jornalista folhal-cheirosa. Seria bom eles tomarem cuidado.

O ponto positivo: NESTA ELEIÇÃO, A INTERNET ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA E OS MIDIÁTICOS JÁ ESTÃO COMEÇANDO A FICAR COM MEDO!

Um abraço a todos

Mirabeau Bainy Leal
Cruz Alta-RS