quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ataques ao PT e a guerra suja na internet

O sítio oficial do Partido dos Trabalhadores está sendo alvo de um violento ataque de hackers. Desde domingo, a página já ficou várias vezes fora do ar e, o pior, com avisos de que se trata de um endereço “perigoso”, que pode danificar o computador visitante. Num das ações “maliciosas”, o internauta que acessava o sítio do PT era redirecionado para uma entrevista com o secretário-geral do PSDB. O ataque tem nítidos contornos políticos e indica uma campanha orquestrada.

O PT já solicitou à Polícia Federal que investigue a operação criminosa. Segundo o secretário de comunicação do partido, deputado André Vargas, esta não é a primeira vez que o sítio é atacado. Na eleição presidencial de 2006, ele já sido vítima de ações semelhantes. “Certamente é alguém que não gosta do PT. É possível que o ataque tenha sido desferido por algum desocupado. Mas não descartamos a hipótese do incidente estar ligado à guerra suja que já começou na internet, deflagrada por aliados do tucano José Serra”, especula o parlamentar e dirigente petista.

Desconstrução dos oponentes

Sua conjectura não é desprovida de sentido. Ele mesmo lembra que “o histórico de José Serra se caracteriza pela desconstrução dos seus oponentes. Temos o caso da Roseana Sarney, do Geraldo Alckmin (as denúncias sobre suas ligações com a Opus Dei) e do próprio Aécio Neves, que foi parar no noticiário por supostamente ter batido na namorada”. Apesar disto, André Vargas torce para estar errado. “Sinceramente, esperamos que a candidatura adversária não esteja estimulando esse tipo de comportamento. Seria péssimo para todos nós, principalmente para a democracia”.

A investigação da PF é que poderá indicar a origem do ataque. Mas as suspeitas já recaem sobre o comando de campanha do demotucano. No início deste ano, o blogueiro Luiz Nassif já havia advertido para o risco. Ele inclusive acusou a FSB, empresa de comunicação, que teria sido “incumbida pelo governador Serra de preparar a guerra política na internet”. Segundo as suas fontes, ela teria um contrato formal com a Sabesp, a companhia de saneamento de São Paulo, e “aparentemente, outro com a Secretaria de Comunicação... Debaixo desses contratos, encomendou-se o trabalho”.

Uma escalada criminosa?

Segundo Nassif, a direção do trabalho sujo na internet foi entregue ao jornalista Gustavo Krieger e a estratégia definida foi a de atacar sítios e blogs críticos ao tucanato. Na lista inicial dos alvos estariam as páginas do próprio Nassif, de Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha e Maria Frô. Um grupo de “mercenários da internet” foi arregimentado. “O trabalho preliminar teria doze pessoas... Haveria também a assessoria do ex-chefe de gabinete da Soninha, que está sendo processado por montar sites apócrifos injuriosos e que se tornou o twitteiro de Serra”.

Na época, Nassif ressalvou que o caso ainda estava “em observação”. Suas suspeitas, porém, logo ganharam contornos mais definidos. Sítios e blogs progressistas passaram a ser atacados de forma sistemática. Reputações de jornalistas independentes, como o do próprio Nassif e de Luiz Carlos Azenha, foram achincalhadas de maneira leviana. A indicação de Eduardo Graeff, um direitista convicto, como responsável pelo “conteúdo na internet” da campanha do demotucano, reforçou ainda mais a hipótese sombria.

O que não se suspeitava ainda é que os ataques não seriam somente de “conteúdo”, mas também contariam com a atuação criminosa de hackers. O sítio do PT, que nem estava na lista original de Nassif, é agora violentamente bombardeado. A batalha sucessória de 2010 promete mesmo ser das mais sujas. Enquanto o presidenciável demotucano se traveste de “Serrinha paz e amor”, seus comparsas parecem excitados para a guerra. Ele alisa o governo Lula e seus seguidores batem! A Polícia Federal precisa agir rapidamente para averiguar as suspeitas e evitar o pior.

.

9 comentários:

Douglas Yamagata disse...

Pois é Miro. Entrei hoje (15/04)no blog do tal jornalista-canalha-tucano Gustavo Krieger, e vi um post do autor dizendo: "Este é o último post que farei neste blog. Como contei hoje na coluna Nas Entrelinhas, estou me despedindo do Correio para assumir um novo desafio profissional".
Ou seja, pelo jeito, começou a temporada de destruição de blogs pró-dilma.
O pessoal aqui dos Bancários de Jundiaí, manda um abração pra ti.

opedeuta disse...

Olá ,
O mesmo acontece com o blog "Brasil , mostre tua cara" , a mensagem de perigo aparece dizendo que é um sitio perigoso e pode danificar seu computador. Acho que todos os blogs de apoio à Dilma sofrerão ataques.
Tentei entrar em contato com o blog acima mencionado , mas não soube como.
Caso eles já saibam do problema ok , mas é bom avisa-los
Abraços

João Henrique disse...

Não estando muito identificado com a política Brasileira, gostei da forma como o texto está escrito.
Um abraço.

alex disse...

JORNALISTAS DA FOLHA SABIAM DO "171"

RENATA LOPRETE, MÔNICA BERGAMO E FERNANDO RODRIGUES "ESQUECERAM"

“Questionável é a linha editorial da Folha”, diz Francisco Meira, do Vox Populi,

A Folha de São Paulo publicou notas insinuando que a ordem das perguntas utilizada pelo Vox Populi poderia interferir no resultado das pesquisas.

“A Renata Loprete, a Mônica Bergamo e o Fernando Rodrigues receberam uma NOTA de esclarecimento. Demoraram (5) cinco dias para publicar nossa posição. Quando o fizeram, foi fora de contexto, passando ao leitor a impressão de que nossa resposta se referia a outras acusações”, afirmou terça-feira e reafirmou ontem o diretor-presidente do Vox Populi.

Poucos dias antes da divulgação da mais recente pesquisa do instituto Sensus, que mostra diferença inferior a meio ponto percentual entre Serra e Dilma, a Folha de São Paulo se voltou contra o outro concorrente do Datafolha. O jornal tentou desqualificar o trabalho do Sensus, antes mesmo de que os resultados fossem divulgados, explorando uma troca no nome do contratante da pesquisa.

“A Folha pinçou esse fato e transformou em uma matéria de primeira página que não diz absolutamente nada”, reclamou Ricardo Guedes, diretor do Sensus, na reunião com o conselho de ética da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa

O presidente da ABEP, Waldir Pile, que intermediou o debate entre os presidentes dos institutos, disse que a associação não impõe normas de conduta aos filiados. Mas frisou que, certamente, a melhor forma para discutir eventuais discordâncias de metodologia “não é através de notas na imprensa”.
http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=13832

dil disse...

Concordo com vc, já podemos ver isso. Esse ano a luta vai ser das mas sujas e violentas.São 20 anos de poder em jogo..

Anônimo disse...

Esse tucanos só jogam sujo.

Alexandre

Marcelo Delfino disse...

"Ele mesmo lembra que “o histórico de José Serra se caracteriza pela desconstrução dos seus oponentes. Temos o caso da Roseana Sarney, do Geraldo Alckmin (as denúncias sobre suas ligações com a Opus Dei)"

Pombas. Esse deputado André Vargas tem que parar de ser dissimulado. Ou José Serra estava certo e Alckmin era de fato ligado à Opus Dei, ou José Serra estava errado e Geraldo Alckmin sempre esteve certo ao negar ligações com a Opus.

Para qual tucano o deputado petista dará razão?

Marcelo Delfino disse...

"Ele mesmo lembra que “o histórico de José Serra se caracteriza pela desconstrução dos seus oponentes. Temos o caso da Roseana Sarney, do Geraldo Alckmin (as denúncias sobre suas ligações com a Opus Dei)"

Pombas. Esse deputado André Vargas tem que parar de ser dissimulado. Ou José Serra estava certo e Alckmin era de fato ligado à Opus Dei, ou José Serra estava errado e Geraldo Alckmin sempre esteve certo ao negar ligações com a Opus.

Para qual tucano o deputado petista dará razão?

Fabio disse...

De fato, o Serra não faz campanha, apenas detona os adversários. Roseana foi mais uma vítima na época.