quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O filho de FHC e o jornalismo bastardo

A colunista Mônica Bergamo, uma das poucas ainda com alguma isenção na mídia hegemônica, confirmou nesta semana o que todos os jornalistas medianamente bem informados já sabiam: o ex-presidente “Fracassando” Henrique Cardoso teve um filho com a repórter Miriam Dutra, da poderosa TV Globo. Sem especular sobre os motivos desta curiosa revelação, o fato comprova que a imprensa brasileira é mais bastarda do que o filho ocultado há 18 anos por FHC.

Segundo a colunista, o ex-presidente finalmente decidiu assumir a paternidade de Tomas Dutra Schmidt. Ele teria viajado na semana passada para Madri, onde reside Miriam Dutra, para acertar a documentação. Eles tiveram um caso amoroso na década de 90, quando FHC era senador e ela trabalhava na sucursal brasiliense da TV Globo. Deste relacionamento extraconjugal nasceu, em 1991, o menino. Na época, FHC era casado com Ruth Cardoso, com que teve outros três filhos. Em 1992, Miriam Dutra deixou o Brasil, virando “correspondente” da TV Globo em Lisboa. Na sequência, ela se fixou em Madri, permanecendo totalmente “clandestina” na Europa.

As diferenças nos escândalos

Durante anos, o fato foi ocultado pela mídia hipócrita, a mesma que vive esculhambando a vida dos seus adversários políticos. Apenas a revista Caros Amigos desnudou o episódio numa edição de 2001, que teve como manchete: “Por que a imprensa esconde o filho de 8 anos de FHC com a jornalista da Globo?”. Agora, confirmado o caso, a mídia volta a mostrar toda a sua parcialidade. O fato sumiu das manchetes e nem sequer aparece nas telinhas da TV – que atingem milhões de brasileiros. Na prática, a imprensa brasileira continua ocultando o curioso caso extraconjugal.

Bem diferente do comportamento adotado em outros casos – seja quando da separação de Marta Suplicy, ou na podridão contra a filha que Lula teve quando viúvo ou na mais recente campanha midiática contra Renan Calheiros, aliado de Lula, que o retirou da presidência do Senado. Neste último caso, a revista Veja criou a vinheta “Renangate”, estampou a manchete “As revelações de Mônica Veloso” e a chamada “Advogados de Renan apareceram com duas sacolas de dinheiro”. Será que, agora, a revista Veja dará capa para FHC, o amiguinho da famíglia Civita?

“Jornalismo vagabundo” de Josias de Souza

Também já surgem os colunistas de aluguel para abafar o caso. Josias de Souza, o mesmo que usou a estrutura do governo FHC para satanizar o MST, afirmou na Folha que a revelação não tem qualquer relevância. Como contestou o blogueiro Rodrigo Vianna, esta versão é canhestra. “O fato de FHC ter um filho fora do casamento tem relevância porque o filho é com uma repórter da TV Globo, que é concessionária de serviço público e tem influencia nos processos eleitorais”. Para ele, o silêncio da mídia nestes 18 anos revela todo seu poder de manipulação da opinião pública.

“As perguntas que devemos fazer são: por que a TV Globo aceitou ‘esconder’ Miriam Dutra na Europa? O que a Globo ganhou em troca? Como FHC pagava a pensão? Ou não pagava? São questões relevantes, sim, ao contrário do que tentam demonstrar alguns colunistas da (ex) grande imprensa”. No mesmo rumo, o blogueiro Luiz Carlos Azenha postou o artigo intitulado “A cara de pau de Josias de Souza (e o filho de FHC)”. Para ele, o badalado colunista da Folha omite as questões essenciais neste episódio, misturando casos para limpar a imagem do ex-presidente.

Bastardo no Dicionário Aurélio

“Por que a mídia poupou FHC durante 18 anos, se o nascimento do filho era um segredo de Polichinelo? Por que soubemos do filho de Renan Calheiros com uma jornalista quando a criança era bebê, mas do filho de FHC só soubemos ‘oficialmente’ depois de 18 anos? Por que soubemos da suspeita de que uma empreiteira ajudava a sustentar o filho bebê de Renan Calheiros, mas nada soubemos sobre quem pagou as contas do filho de FHC durante 18 anos? Quem pagou para manter o filho e a mãe do filho de FHC exilados na Europa durante 18 anos? FHC comprou o silêncio da mídia? A Globo recebeu vantagens para exilar mãe e filho na Europa? O senador FHC exilou mãe e filho para poder concorrer à Presidência?”, questiona Azenha.

Para ele, o artigo de Josias de Souza sobre o episódio “é um exemplo acabado de jornalismo vagabundo”. Pode-se dizer, também, que é um típico caso de “jornalismo bastardo”. Segundo o Dicionário Aurélio, bastardo, entre outros significados, é o “degenerado da espécie a que pertence”. O termo serve bem para qualificar a imprensa brasileira, que agride todos os padrões éticos do jornalismo, e o próprio FHC, que renegou o seu passado e o seu filho.

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o conjunto de post, acho que FHC-368, teria muito o que responder na justiça, se no Brasil a Justiça fosse igual para todos.
João Batista

Anônimo disse...

Ainda bem que alguém fez essas perguntas!

Anônimo disse...

Excelente análise, companheiro! Matou a pau!!!

Anônimo disse...

Veja esta notícia.

Cláudio Humberto
Senador, FH teve filho com a empregada


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve outro filho fora do casamento, em Brasília. Chama-se Leonardo dos Santos Pereira, hoje aos 20 anos, que trabalha como carregador (ou "auxiliar de serviços gerais") em um órgão público. Ele nasceu da relação do então senador FH com sua empregada Maria Helena, uma negra que o impressionava pela formosura. Leonardo é muito parecido com o pai.


Indenização

Demitida com o filho nos braços, Maria Helena só recebeu R$ 130 mil dos R$ 250 mil prometidos. E uma pequena casa em Santa Maria (DF).


Segredo valioso

Quem administrava o segredo e os pagamentos a Maria Helena, diz ela, era o ex-senador Ney Suassuna (PB), que depois virou ministro.


Foi por pouco

FH tremeu após ser informado que Maria Helena considerava pedir teste de DNA no "Programa do Ratinho", sucesso do SBT, na época.

Carla Resende disse...

Meu nome é Carla Resende, meu e-mail é: politicaquente@uol.com.br

Me passe seu e-mail para eu te mandar uma notícia quente sobre o Deputado José Aníbal do PSDB.
Meu cel: DDD:15 celular: 9164-7133

Ccesarbento disse...

Exatamente. Não é uma questão moral. Se é errado um empreiteira pagara as contas do filho do presidente do Senado o que se dirá de uma Rede de Televisão manter uma funcionária escondida para não arranhar a imagem de uma figura pública.
MAs.. a Globo é assim. O blecaute virou apagão e problema do governo, o desmoronamento no rodoanel é um problema de engenharia.

Carlo Cirenza disse...

BRAVO!!!!!!!!!!!!!!
carlorat

Unknown disse...

Agora sim, as Miriam foram trocadas.
um abraço.
Sergio Alexandre

SOLDADONOFRONT disse...

Comandante Miro,

Uma informação e silêncio bastante reveladores de quem que não gosta de "baixar" o nível.

Depois desta, já não se pode disser que Fh não tem os pés, talvez três, na cozinha e também nas cozinheiras.

!!@v@nte!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo post sobre o assunto; mas acho que a TV Globo deve muitas explicações sobre a transferência da reporter Mirian para a Europa!

graciliano disse...

Jornalismo vagabundo é pouco. Em qualquer país civilizado tais perguntas estariam em todos os jornais e revistas, e há muitos anos. A oposição teria pedido uma CPI, a Fenaj soltaria uma nora crítica aos profissionais coniventes com esta censura que durou 18 anos, e enviados especiais estariam levantando detalhes do caso na Europa. Já se saberia quais as vantagens a Globo recebeu durante os oito anos de FHC, e qual foi seu comportamento em relação àquele governo e nos processos eleitorais.
Nosso "jornalismo" não apenas é marrom, como fede.