domingo, 12 de julho de 2009

Lançado o livro “A ditadura da mídia”

A mídia hegemônica vive um paradoxo. Ela nunca foi tão poderosa no mundo e no Brasil, em decorrência dos avanços tecnológicos nos ramos das comunicações e das telecomunicações, do intenso processo de concentração e monopolização do setor nas últimas décadas e da criminosa desregulamentação do mercado que a deixou livre de qualquer controle público. Atualmente, ela exerce a sua brutal ditadura midiática, manipulando informações e deturpando comportamentos. Na crise de hegemonia dos partidos burgueses, a mídia hegemônica confirma uma velha tese do revolucionário italiano Antonio Gramsci e transforma-se num verdadeiro “partido do capital”.

Por outro lado, ela nunca esteve tão vulnerável e sofreu tantos questionamentos da sociedade. No mundo todo, cresce a resistência ao poder manipulador da mídia, expresso nas mentiras ditadas pela CNN e Fox para justificar a invasão dos EUA no Iraque, na sua ação golpista na Venezuela ou na cobertura tendenciosa de inúmeros processos eleitorais. Alguns governantes, respaldados pelas urnas, decidem enfrentar, com formas e ritmos diferentes, esse poder que se coloca acima do Estado de Direito. Na América Latina rebelde, as mudanças no setor são as mais sensíveis.

No caso do Brasil, a mídia controlada por meia dúzia de famílias também esbanja poder, mas dá vários sinais de fragilidade. Na acirrada disputa sucessória de 2006, o bombardeio midiático não conseguiu induzir o povo ao retrocesso político. Pesquisas recentes apontam queda de audiência da poderosa TV Globo e da tiragem de jornalões tradicionais. O governo Lula, com todas as suas vacilações, adota medidas para se contrapor à ditadura midiática, como a criação da TV Brasil e a convocação da primeira Conferência Nacional de Comunicação.

Este quadro, com seus paradoxos, coloca em novo patamar a luta pela democratização da mídia e pelo fortalecimento de meios alternativos, contra-hegemônicos, de informação. Este desafio se tornou estratégico. Sem enfrentar a ditadura midiática não haverá avanços na democracia, nas lutas dos trabalhadores por uma vida mais digna, na batalha histórica pela superação da barbárie capitalista e nem mesmo na construção do socialismo. Aos poucos, os partidos de esquerda e os movimentos sociais percebem que esta luta estratégica exige o reforço dos veículos alternativos, a denúncia da mídia burguesa e uma plataforma pela efetiva democratização da comunicação.

O livro A ditadura da mídia tem o modesto objetivo de contribuir com este debate. Não é uma obra acadêmica, mas uma peça de denúncia política. Ela não é neutra nem imparcial, mas visa desmascarar o nefasto poder da mídia hegemônica e formular propostas para a democratização dos meios de comunicação. O livro foi prefaciado pelo professor Venício A. de Lima, um dos maiores especialista no tema no país, e apresenta também um comentário do jornalista Laurindo Lalo Leal Filho, ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele reúne cinco capítulos:

1- Poder mundial a serviço do capital e das guerras;
2- A mídia na berlinda na América Latina rebelde;
3- Concentração sui generis e os donos da mídia no Brasil;
4- De Getúlio a Lula, histórias da manipulação da imprensa;
5- Outra mídia é urgente: as brechas da democratização.

O exemplar custa R$ 20,00. Na venda de cotas para entidades (acima de 50 exemplares), o valor unitário é de R$ 10,00. Para adquirir sua cota, escreva para: aaborges1@uol.com.br.

14 comentários:

DiAfonso disse...

Olá, Altamiro!

Enviei uma mensagem para a caixa de e-mail indicada. Gostaria de adquirir um exemplar de "A ditadura da mídia".

Abração!

ps. Se puder me orientar como proceder, agradecerei.

Vera Pereira disse...

Também quero comprar mas o link não funciona. Vera

Dani Tristão disse...

Putz...mas até que enfim esse livro que sempre sonhei foi finalmente escrito e editado.
Eu quero, eu quero pra ontem!!!
Cumé que faz para comprar?
Não li, mas já gostei!
Obrigada por escrever esse livro.

carlos disse...

caro altamiro,

também quero, meu camarada.
sempre reclamei que estava faltando um livro desses. ainda bem que voce o escreveu. aguardo instruções,

abçs

Anônimo disse...

Qual é a editora?

Victor Zacharias disse...

Vou anunciar lá na Escola de Governo do professor Fábio Comparato acredito que os alunos irão encomendar. Parabéns.

Haroldo Azevedo disse...

O link não funciona, ou email está errado.

Sylvio Micelli disse...

Olá, meu caro.

Grato por vir ao programa de TV. Já mandei release ao povo está no site da Fespesp (http://ww.fespesp.org) e no meu blog http://micelli.blogspot.com/2009/07/jornalista-altamiro-borges-lanca-livro.html

Forte abraço
Sylvio Micelli

Manoel disse...

Gostaria muito de ler o seu livro. Onde encontro? Nas livrarias de minha cidade(Teresina)acho que não tem.
Já li o livro do Renato Rovai sobre a Venezuela e queria ler o seu também, mas não encontrei nem mesmo pela internet.Será que os donos da mídia compraram todos e esconderam?Aquele livrinho do Biondi (O Brasil Privatizado), fui encontrar muito tempo depois.

Profª Isabel Aguiar disse...

Gostei muito do seu livro. Me foi muito útil nas minhas aulas de Sociologia e de História.
Eu tenho um blog também, se puder dê uma olha e faça algum comentário. Eu estou usando o blog nas minhas aulas. Abraço.

Profª Isabel Aguiar disse...

Eu estou indicando seu livro no meu blog.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu livro. Me foi muito útil nas minhas aulas de Sociologia e de História.

Meu Site

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Como posso comprar esse livro?

Altamiro Borges disse...

Para adquirir o arquivo em PDF, favor enviar um e-mail para sandraluiz1@gmail.com
Abraços