quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Philip Goldberg, o separatista da Bolívia

Por Altamiro Borges

Numa entrevista exclusiva à TV Brasil, nesta quarta-feira (17), o presidente Lula criticou a ação dos golpistas na Bolívia e elogiou a decisão do governo boliviano de expulsar Philip Goldberg, o embaixador-separatista dos EUA. De forma diplomática, mas incisiva, ele afirmou:

“Se o embaixador fazia reuniões com a oposição, o Evo está correto em mandá-lo embora. Papel de embaixador não é fazer política dentro do país... Aqui no Brasil, uma embaixadora americana, num jornal brasileiro, respondeu a uma crítica que tinha feito ao Bush. Mandei o Celso Amorim chamá-la e dizer que não era admissível ela dar palpite sobre uma entrevista do presidente da República... Isto não é de hoje. É famosa a interferência das embaixadas americanas em vários momentos da história do nosso continente. Então, eu acho que houve um incidente diplomático. Se o embaixador estava tendo ingerência política, o Evo está correto”.


A divertida briga entre tucanos e demos

Por Altamiro Borges

Meio a contragosto, a mídia hegemônica tem registrado, quase diariamente, as brigas fratricidas entre cardeais do PSDB e do DEM (ex-PFL), os dois partidos responsáveis pela implantação do destrutivo projeto neoliberal no país. Abalados com a crescente popularidade do presidente Lula e sem discurso, eles dissolveram o antigo casamento liberal-conservador e caminham para sofrer duras derrotas nas eleições municipais. A briga é divertida e confirma a crise do neoliberalismo, que alguns apologistas do capitalismo afirmaram no passado representar o “fim da história”.