segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PSDB perde, mas José Serra se fortalece

Por Altamiro Borges

O partido do presidenciável José Serra, o PSDB, disputou em três das sete cidades com segundo turno no Estado de São Paulo e não ganhou em nenhuma delas. Em São Bernardo do Campo, os tucanos amargaram a derrota frente ao ex-ministro Luiz Marinho. Em Guarulhos, segunda maior cidade paulista, eles perderam para o também petista Sebastião Almeida. Já em Bauru, a derrota foi para o peemedebista Rodrigo Agostinho, que tem um petista na vice. Contraditoriamente, porém, o tucano Serra sai fortalecido do pleito, o que alavanca sua candidatura presidencial para 2010.


Após fritar o correligionário Geraldo Alckmin, num dos mais gritantes casos de “cristianização” da história política brasileira, o governador conseguiu eleger o demo-laranja Gilberto Kassab na capital paulista. Desta forma, José Serra consolidou a aliança com o DEM, que foi surrado nas urnas no país inteiro e só ressuscitou graças ao empurrão tucano na capital paulista. Além disso, o hábil tucano atraiu importante fatia do PMDB, liderada por Orestes Quércia. Este partido, o que mais cresceu nas eleições municipais, será alvo de intensa cobiça e José Serra já lançou sua isca.

Vitórias e reveses no ABC paulista

No computo geral, o partido que mais obteve vitórias no segundo turno em São Paulo foi o PT. Além de manter a estratégica prefeitura de Guarulhos e fazer o vice-prefeito em Bauru, venceu na cidade operária que projetou o presidente Lula – São Bernardo Campo. O ex-ministro Luiz Marinho, que costurou uma ampla aliança, obteve 55% dos votos. O partido também venceu em Mauá, outro município proletário do ABC paulista, com o candidato Oswaldo Dias.

A festa petista na região, porém, foi ofuscada com a derrota em Santo André, que era governada pelo partido há 12 anos. Um desconhecido do PTB, Aidan Ravin, que teve apenas 22% dos votos no primeiro turno, foi vitaminado na reta final pela máquina tucana. O secretário da Casa Civil do governo Serra, Aloysio Nunes Ferreira, monitorou pessoalmente a batalha.“Ter uma aliado no ABC é muito positivo”, justificou. Segundo a própria mídia, os tucanos enviaram a Santo André recursos financeiros e equipes de comunicação. Aidan copiou até o “bonequinho” de Kassab!

0 comentários: